Paróquia Nossa Senhora Aparecida

PASTORAIS

DÍZIMO

O que o Dizimo não é:

· Não é PAGAMENTO: o dizimo não é pagamento dos sacramentos, de bênçãos ou orações.
· Não é ESMOLA: não é esmola dada á igreja ou padre.
· Não é COMPRA de privilégios: não compra privilégios em detrimento de outros paroquianos, ninguém é melhor do que ninguém porque dá o Dizimo.
· Não é ISENÇÃO de outros trabalhos ou colaborações dentro da comunidade; não é compra de favores.
· Não é PRESTAÇÃO: não é um simples pagamento para o Batismo de nossos filhos,para o matrimonio, nem significa direito a abatimento no aluguel do salão paroquial.
· Também não é TRANSAÇÃO FINANCEIRA, etc.
· Não é SOBRA: também não é uma sobra do que ganhamos no mês.
· Não é BARGANHA: Deus, dou isto e quero aquilo.
· Não é TITULO de honra ou diploma de cidadão honorário da igreja.
· Não é PASSE-LIVRE para deixar de cumprir a Lei de Deus ou os preceitos da igreja.

Texto: Pe. Jerônimo Gasques.

BATISMO

O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

CATEQUESE

A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória CONTÍNUA de Educação na Fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças desde pequenas para irem descobrindo as maravilhas de Deus.

CRISMA

A Crisma é o Sacramento de iniciação cristã, que fecunda o batismo e vincula-nos mais estreitamente à igreja, fortalece-nos para a vida comunitária, por força dos dons do Espírito Santo. É também chamada de confirmação do Batismo, porque no Batismo quem diz SIM são os padrinhos, mas na Crisma quem diz SIM são os Crismandos.

PASTORAL LITURGICA

Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.

FAMILIA

A Pastoral Familiar é como o “eixo”das pastorais. Ela é o ponto básico e fundamental, pois todas as pastorais têm alguma coisa a ver com a família, e a pastoral familiar também tem muito a ver com as outras pastorais.Vamos saber logo, então, o que é a pastoral familiar.

A pastoral familiar se interessa por toda e qualquer realidade familiar e da igreja. É uma pastoral ampla, abrangente que age unida a outras pastorais. Tem contudo, uma atuação própria, especifica. Por isso precisa de agentes especializados.

Mesmo associada a outras pastorais e Movimentos, a pastoral familiar tem dimensões próprias. É muito importante deixar claro que a pastoral familiar não pode ser substituída pelos Movimentos e serviços familiares. Ela coordena e une estes, para alcançar os objetivos de pastoral. Os movimentos e serviços, por sua vez, oferecem a espiritualidade, a ação especializada, para que as diversas situações da família sejam atingidas.

Como exemplos dessas diversas situações podemos citar: o Planejamento familiar natural, a terceira idade, a formação política, religiosa, a educação sexual , a vivência dos sacramentos, etc. E quais são os objetivos da pastoral familiar? O objetivo central é a evangelização da família.

SAÚDE

O Agente da Pastoral da Saúde desenvolve um trabalho de anúncio do Evangelho, humanização, prevenção e promoção da saúde, em três dimensões: Solidária; Comunitária e Político Institucional.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Rua Luciano D'Amore, 47 - Vila Souza - São Paulo - SP CEP: 02881-050